Ateliê de Ópera 2017-2018 Inscrições

facebook Instagram Youtube

Ateliê de Ópera 2017-2018 Inscrições

Ateliê de Ópera 2017-2018 Inscrições


Ateliê de Ópera 2017-2018 Inscrições



© Joel Santos - www.joelsantos.net

 

 

A Temporada 2017/18 dará palco à quinta edição de um dos mais marcantes projetos dos últimos anos: o Ateliê de Ópera da Metropolitana.


Com a direção vocal e cénica de Jorge Vaz de Carvalho, o Ateliê de Ópera tem como missão proporcionar a jovens cantores, ainda estudantes ou em início de carreira, o enriquecimento das suas qualidades artísticas e técnicas, bem como da sua experiência em palco. Como nos anos anteriores, o Ateliê de Ópera da Metropolitana permitirá a um conjunto de jovens, selecionados por audição, aprofundar a interpretação de uma partitura operática nos seus complementares aspetos musicais e dramáticos, não apenas num longo trabalho de estúdio, mas na sua plena prática artística com uma orquestra profissional.


Os cantores selecionados terão oportunidade de atuar em várias récitas com a Orquestra Metropolitana de Lisboa numa produção com estreia marcada no Centro Cultural de Belém, em janeiro de 2018, e que se estende até ao início de março em vários palcos da Grande Lisboa.

 


A quem se dirige?
A jovens cantores ainda estudantes ou em início de carreira.

Como participar?
Enviando, até 1 de setembro de 2017, um pedido de pré-inscrição para: opera@metropolitana.pt, explicando as suas motivações para participar no ateliê, indicando qual das personagens de A Flauta Mágica gostaria de interpretar, e anexando um CV, em formato PDF, com informações sobre o percurso estudantil e, eventualmente, profissional do candidato.

Como irão decorrer as audições?
As audições terão lugar no dia 13 de setembro de 2017, a partir das 17h00 na sede da Metropolitana, em Lisboa. Os cantores devem preparar uma ária desta ópera e apresentá-la na audição.

Após as audições, os selecionados terão uma reunião com o Professor Jorge Vaz de Carvalho e com o Maestro Pedro Amaral, onde será discutido o plano de trabalhos subsequente.

Como é organizado o calendário do Ateliê?
Os candidatos selecionados terão a oportunidade de trabalhar sob a direção musical do Maestro Pedro Amaral e a direção vocal e cénica do Professor Jorge Vaz de Carvalho, com várias semanas de ensaios com piano, seguidos de ensaios com orquestra.

Os Ensaios Musicais e Cénicos com co-repetição terão lugar entre 9 de outubro e 7 de dezembro de 2017.

Os ensaios com orquestra terão lugar a partir de 12 de dezembro de 2017.

Neste momento estão previstas récitas nos dias 19 e 21 de janeiro (CCB), 26 de janeiro (Fórum Municipal Luísa Todi, Setúbal), 2 e 4 de fevereiro (Teatro Thalia) e 7 de fevereiro  (Teatro Joaquim Benite, Almada). Outras datas poderão ainda surgir.

Qual é o preço da participação? 
Participantes 150€
Ouvintes 75€


Mais informações
Email: opera@metropolitana.pt  

Apoio Caixa Geral de Depósitos