Helena Pereira

facebook Instagram Youtube

Conservatório de Música da Metropolitana

Corpo Docente


Helena Pereira

Helena Pereira


VIOLINO


Nasceu em 1983, em Vila Nova de Famalicão. Em 1995 inicia o estudo de violino na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave – ARTAVE, na classe da professora Ana Mikus. Em 2001 é admitida na Academia Nacional Superior de Orquestra na classe do professor Du Xuan Du. Em 2005 termina a Licenciatura com a professora Ágnes Sárosi.

Trabalhou Música de Câmara com os professores Jaroslav Mikus, Zóltan Santa, Paulo Gaio Lima, Rute Azevedo, Diana Tzonkova, Ágnes Sárosi e Paul Wakabayashi. Participou em várias masterclasses dirigidas por Alexei Michline, Boris Kuniev, Joyce Tan, Gerardo Ribeiro e Alexander Trostiansky.

Fez um curso de “Pedagogia de Método Suzuki” orientado por Marc Gunderman. Teve oportunidade de colaborar com várias orquestras, como a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim, entre outras. Trabalhou com os maestros Michael Zilm, Lawrence Foster, Omri Adari, Simone Young, Roberto Tibiriçá, Juan Trillo, Manuel Ivo Cruz, Fernando Lapa, Ernest Schelle, Christophe Millet, Marc Schuster, Osvaldo Ferreira, Jose Cura, António Vitorino D`Almeida, Jean-Marc Burfin, Rui Massena, Joana Carneiro, entre outros.

Participou na Festa da Música (Lisboa) em 2003, 2004 e 2005 com a Orquestra Académica Metropolitana. Atualmente leciona classes de violino no Conservatório de Música da Metropolitana e nas escolas de música Clave e Som e Teclasmaestro. É convidada regularmente como reforço da Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra Gulbenkian. Frequenta o Mestrado em Música na Escola Superior de Música de Lisboa.